skip to Main Content

Declaração do IR: veja as condições para que você possa fazer a sua

Descubra Agora Se Voce Precisa Declarar Imposto De Renda Blog - Prone Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Preciso declarar o Imposto de Renda?

Confira, neste artigo, as principais informações sobre o Imposto de Renda e se você, empreendedor, também é obrigado a fazer a sua declaração.

A declaração do Imposto de Renda é devida pelos contribuintes todos os anos, para a Receita Federal, na qual as empresas fazem a declaração sobre os valores dos lucros e demais receitas que receberam.

Obtenha mais informações no texto abaixo!

Declaração de Imposto de Renda: entenda mais sobre esse assunto

O Imposto de Renda pode ser cobrado sobre a renda recebida durante o ano, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. 

A declaração dos valores pagos deve ser feita no período específico, geralmente entre os meses de março e abril.

Essa é uma obrigação que deve ser cumprida para evitar problemas com a Receita Federal e, ao mesmo tempo, para contribuir para o sucesso do seu empreendimento, considerando que não haverá pagamento de multas. 

Veja abaixo algumas informações importantes sobre a declaração do imposto de renda.

Quem deve declarar?

O imposto de renda de pessoa jurídica deve ser pago e declarado por pessoas jurídicas, de acordo com o que manda a lei.

Quais as alíquotas?

As alíquotas de cobrança do imposto de renda variam de acordo com o regime tributário escolhido. 

É importante que o profissional contábil acompanhe esse processo de escolha do enquadramento para evitar que a sua empresa pague valores mais altos do que aqueles os quais são necessários.

Nesse contexto, os empreendedores optantes pelo regime tributário Simples Nacional poderão fazer a declaração por meio do PGDAS-D. 

Os empreendedores que optam pelo regime tributário Lucro Real e Lucro Presumido, outros regimes muito comuns, devem recolher seu IRPJ utilizando, regra geral, uma alíquota de 15%. 

Também é importante lembrar que caso o lucro ultrapasse R$ 60.000,00 no trimestre, deverá ser recolhido 10% sobre o excedente a título de Adicional do Imposto de Renda. Quando o cálculo é feito considerando o mês, o limite para cálculo do adicional é de R$ 20.000,00.

Além das alíquotas para fazer corretamente a declaração do Imposto de Renda pessoa jurídica, é importante ficar atento aos períodos de apuração. 

Eles podem ser mensais, trimestrais e anuais, dependendo do regime tributário e forma de cálculo escolhidos. O acompanhamento dessas questões por um contador é fundamental para evitar erros. 

Esses, por sua vez, podem gerar o pagamento de multas e complicações junto à Receita Federal por envio de informações erradas.

A Prone Assessoria Empresarial pode te ajudar com a declaração do imposto de renda!

Evite problemas na hora de fazer a declaração do imposto do seu empreendimento, contrate profissionais para auxiliar nesse momento tão importante. 

Nós, da Prone Assessoria Empresarial, somos especializados em serviços fiscais e tributários, assim como em outros vários serviços e poderemos efetuar a sua declaração de Imposto de Renda de forma correta, segura e eficiente. 

Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo, basta clicar no ícone do WhatsApp.

ENTRAR EM CONTATO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Prone Assessoria Empresarial.

Atuamos diretamente com clientes de diversos portes e segmentos, prezando sempre pela qualidade nos serviços e, consequentemente, pela satisfação de seus clientes. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tire suas dúvidas

Entrar em contato agora, gratuitamente!

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Recomendado só para você
Projeções apontam crescimento de 56% no e-commerce até 2024; especialista…
Cresta Posts Box by CP

Faça login

Nota Fiscal Eletrônica

Seja bem-vindo, funcionário